Ciências




NA  MONTAGEM DESTA AVALIAÇÃO TIVE A COLABORAÇÃO DA PROFESSORA  BRUNA CAMILA










NOME:__________________________   DATA:____/____/________
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
     


1) Observando o gráfico representads podemos concluir que:

(      ) Podemos usar o quanto quisermos da água salgada, pois equivale a maior parte.
(      ) Devemos economizar água, pois a porcentagem referente ao nosso consumo é apenas 1%.
(      ) A água congelada equivale a maior parte, e está concentrada nos dois pólos
(      ) A água doce equivale a maior parte, é encontrada em rios, lagos, riachos, no solo e no ar.

2) Sobre o desperdício da água é correto afirmar:

(      ) A água é o bem mais precioso e importante para a vida, por isso mesmo os seres humanos cuidam tão bem da água e não poluem ela.
(      ) Quando tomamos banho precisamos deixar o chuveiro ligado o tempo todo, pois podemos passar frio se o desligarmos.
(    ) No Brasil a população foi proibida de lavar carros com mangueira para evitar o desperdício.
(  ) A pequena porcentagem de água no nosso planeta é água doce líquida, precisamos  ter consciência e economizar  essa água, pois essa porcentagem pode ser cada vez menor.

3) A água é um poderoso solvente. O que isso significa?

(     ) Ela dissolve algumas porções de quase tudo com que entra em contato.
(     ) Após entrar em contato com o ar ela evapora.
(     ) Ela modifica a cor de algumas substâncias


4) Sobre os estados físicos da água é correto afirmar que:

(     ) Os 3 estados físicos são: Líquido, sólido e doce
(     ) Os 3 estados físicos são: Líquido, sólido e gasoso.
(     ) São 2 estados apenas:o gasoso e o sólido

5) Assinale algumas formas de contaminação da água: (obs: 2 alternativas corretas)



(     ) Na agricultura, contamina-se a água com fertilizantes químicos e agrotóxicos que são carregados pela água da chuva ou infiltrados no solo.
(     ) Contamina-se a água quando nas estações de tratamento é adicionado a água o flúor e o cloro.
(    ) Algumas indústrias contaminam a água por meio de despejo de desinfetantes, detergentes, solventes, metais pesados, resíduos radioativos e derivados de petróleo em rios e lagos
(      ) Não é possível a poluição através do solo, pois não há água subterrânea.

6) A contaminação da água traz algumas conseqüências para os seres vivos, que são:

(   ) Morte de animais aquáticos, doenças para os seres humanos muitas vezes acarretando em morte
(      ) Não existem doenças relacionadas á água.
(      ) Os seres vivos sobrevivem tranquilamente em águas contaminadas.
(      ) A contaminação da água acontece somente nas regiões mais pobres;

   
7)   Assinale a afirmativa correta de acordo com as doenças que são transmitidas através da água poluída:

(      ) Cólera, Dengue e Câncer.
(      ) Cólera, Hepatite infecciosa, Leptospirose, Esquistossomose, Dengue e Malária.
(      ) Aids, Câncer e Malária

8) Marque a alternativa que define o que é MATA CILIAR:

(      ) Mata ciliar é a falta de árvores ao redor de rios e lagos.
(      ) Mata ciliar é um tipo de formação vegetal que fica às margens de rios, nascentes, córregos, represas e lagos. Tem a função de proteger as margens dos cursos de água da erosão e do ressecamento.
(     ) Mata ciliar é uma extensa plantação de flores.

9) Quais são as principais causas do desperdício da água?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Elabore uma frase com as palavras: ÁGUA, MATA CILIAR E  ASSOREAMENTO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

11) O que são áreas de mananciais? Por que elas devem ser preservadas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
12) Pense e complete os espaços em branco:
Dicas para usar conscientemente sua água!
·         _ _ _ _ _ bem a caixa d’ água e conserte sempre qualquer _ _ _ _ _ _ _ .
·         Banho é ótimo! Banho _ _ _ _ _ _  é melhor ainda!
·         Escovar os _ _ _ _ _ _  com a torneira fechada é uma grande _ _ _ _ _ __ _ _ _
·         _ _ _ _ _  os pratos da maneira _ _ _ _ _ _ _: ensaboar todos e, depois, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  !
·         Lavar o carro com um _ _ _ _  úmido e um _ _ _ _ _   é bem melhor!
·           Vamos regar as _ _ _ _ _ _ _  com um _ _ _ _ _ _ _!
·         Uma _ _ _ _ _ _ _ _ e um balde limpam bem qualquer _ _ _ _ _ _ _ ! Nada de mangueiras.

13) Encontre no diagrama abaixo, as palavras que foram preenchidas nas lacunas da atividade 13.







SEGUNDA AVALIAÇÃO SOBRE A AGUA


Aluno(a):________________________________Data:____/____/______.
Professora:                                   5º ano__________
Atividade avaliativa de ciências
1.   
 Você aprendeu que ¼ do nosso planeta é coberto por água, mas existe mais água salgada ou água doce? Pinte no gráfico abaixo a proporção de água doce e de água salgada no nosso planeta para representar o que você aprendeu.



     

2-E onde podemos encontrada toda essa água, doce e salgada, que existe no nosso planeta? Escreva no espaço abaixo:
a.    ____________________
b.    ____________________
c.    ____________________
d.    ____________________
e.    ____________________

3.    Todas as pessoas têm características especiais. Água também tem algumas propriedades ou características que a definem. Responda:
    1. Por que dizemos que a água dissolvente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    1. Relacione a coluna da direita com a da esquerda:

(  1  ) a água é inodora                      (    ) não tem cor
(  2  ) a água é insípida                      (    ) não tem cheiro
(  3  ) a água é incolor                        (    ) não tem gosto

  1. Escreva cinco utilidades da água em nosso dia-a-dia.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1.                Podemos encontrar a água em três estados físicos. Quais são eles?
a.    _________________________

b.    _________________________
c.    _________________________

  1. Muitas coisas no mundo passam por mudanças, uma delas é a água. Então, complete o que está faltando sobre as mudanças em seu estado físico.
A passagem da água no estado líquido para o gasoso chama-se _____________________.
Fusão é a passagem do estado sólido para o estado _________________________.
Solidificação é a passagem do estado ____________________________ para o sólido.
A passagem do estado gasoso para o estado líquido chama-se ______________________.
  1. Descreva como acontece o ciclo da água:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Observe atentamente o desenho e complete as frases de acordo com as etapas da purificação da água:

A água é retirada dos rios por meio de _____________________________________.
Ela é levada para a estação de ______________________________ onde são colocados produtos químicos.
Depois de passar pelo tanque de decantação onde a sujeira desce para o fundo a água passa por ______________________________ para retirar as impurezas que ainda restam.
Em seguida a água vai para outro tanque, onde é colocado ________________________ para matar os microorganismos e flúor para proteger os dentes.
Finalmente a água vai para os ______________________, de onde será _________________________ para nossas casas.


 
BOA AVALIAÇÃO! BEIJOS DA PROF.

               TERCEIRA AVALIAÇÃO

ALUN...: ............................................................................................  ANO........
PROFESSORA: MÁRCIA REGINA    DATA:.......................

 

ATIVIDADE AVALIATIVA PORTUGUÊS E CIÊNCIAS


LEIA A MÚSICA A SEGUIR:
Planeta azul

            A vida e a natureza sempre a mercê da poluição, se invertem as estações do ano faz calor no inverno e frio no verão.
            Os peixes morrendo nos rios estão se extinguindo, espécies animais e tudo que se planta morre, o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia, já não chove nada. O sol abrasador rachando os leitos dos rios secos sem um pingo d´agua , quanto ao futuro inseguro será assim de norte a sul, a terra nua semelhante a lua, o que será desse planeta azul?
            O rio que desce as encostas já quase sem vida parece que chora, o triste lamento das águas ao ver devastada a fauna e a flora.
            É tempo de pensar no verde, regar a semente que ainda não nasceu, deixar em paz a Amazônia, preservar a vida, estar de bem com Deus.
            Onde a chuva caía...
(XORORÓ E ALDEMIR)

Responda com suas palavras o que entendeu sobre as questões abaixo:


1-    O que quer dizer a frase, “ O tempo retribui o mal que a gente faz”?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2-    O que é extinguir, e como estão se extinguindo as espécies animais?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

     3-    O que é:
a) FAUNA?   .............................................................................................................................
b) FLORA?   ............................................................................................................................

    4-    O que vem a ser um futuro inseguro?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5-    Por que nosso planeta é chamado de planeta Azul?...........................................................
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6-    Desenhe no quadro abaixo um ecossistema equilibrado e outro destruído.











7-    Reescreva a frase fazendo a concordância necessária:
“Eu penso no verde e rego a semente que ainda não nasceu”.

Ele                                                                                                                                                  

Nós                                                                                                                                                

8-    Observe a frase: Onde a chuva caía quase todo dia...
A palavra sublinhada é uma ação que se encontra no tempo:
(     ) Presente
(     ) Passado
(     ) Futuro


9-    Na frase: “Onde ela caia quase todo dia., já não chove nada. Ele abrasador rachando os leitos dos rios secos sem um pingo d’água”... de acordo com o texto as palavras sublinhadas estão se referindo a:
(     ) Poluição e chuva
(     ) Chuva e Sol
(     ) Peixe e natureza

10- Produza um texto colocando sua opinião sobre o que está sendo discutido na música e o que podemos fazer para ajudar o planeta:

__________________________

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
                                                                                                                                                         _____
                                                                                                                                                         _____
                                                                                  ________                                                                                                                                                   _______                                                                  


DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE!

                                   COM AMOR PROFESSORA MÁRCIA REGINA GONÇALVES RODRIGUES


POSTAGEM 4
Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:
NOSSO AR

O ar é uma mistura de gases que forma a atmosfera da Terra.
Se a atmosfera não existisse, não haveria animais, nem plantas e o nosso planeta teria características diferentes.
Sem a atmosfera, não haveria vento, neve, nuvens ou chuva; Não haveria céu azul, nem crepúsculos ou auroras, nem o fogo, nem o som, enfim, não estaríamos nesse exato momento enchendo os nossos pulmões de ar e nos sentindo vivos.
Não podemos esquecer que é a atmosfera que protege a Terra dos raios solares como se fosse um escudo, absorvendo as radiações maléficas do sol. Ela funciona como um teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.
Mas como estamos cuidando daquele que é essencial à vida?
Quando um feixe de luz do sol entra em nossa casa por algum buraquinho ou pela fresta da janela podemos ver  como o ar é carregado de partículas que flutuam à nossa frente. São grãos de poeira, fumaça, fuligem,esporos de fungos, grãos de pólen e outros.
A poluição do ar é uma mistura perigosa de gases, poeira e outras partículas formadoras da atmosfera. Fique de olho!
Fábricas, usinas, queimadas,carros, caminhões, agrotóxicos... Toda essa fumaça jogada na atmosfera vai deixando o céu cinzento e o  contaminado, ameaçando o equilíbrio da vida em toda superfície da Terra.
Isso pode provocar dor de cabeça, irritação nos olhos, tosse,cansaço, entre outros sintomas. Além disso, a poluição do ar altera o clima, provocando o aquecimento do planeta, a formação de chuva ácida e danos na camada de ozônio.

         1- O que é o ar?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
            2 – Será que haveria possibilidade de vida se não existisse o ar? Justifique:
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
            3- Explique o que é a poluição do ar?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
            4 – Escreva como ocorre a poluição do ar?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
            5 – Que males a poluição do ar pode causar as pessoas?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Um beijinho carinhoso
Professora Márcia Regina

POSTAGEM NÚMERO 5

___________________________________Data:_________Ano:______
Avaliação de Ciências
1-    Cite dois exemplos que representem a importância do solo para os seres vivos:
__________________________________________________________________________

2-    Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para tornar ou manter o solo produtivo. Numere corretamente fazendo a correspondência entre o nome da técnica utilizada e a ilustração:


                                 






                                                    
1-    Aração
2-    Irrigação
3-   

Adubação
4-    Drenagem
                                                     

3-    Complete as frases corretamente com as palavras do quadro abaixo:

                                 direto – queimada – monocultura – erosão
 



a) A ação de agentes naturais causam transformações na superfície da Terra. Um exemplo dessas transformações é o deslocamento da camada superficial do solo. Esse fenômeno é conhecido como _____________________.
b) A técnica na qual se retira a vegetação de um local por meio da queima se chama _______________________. Essa técnica não é adequada, pois destrói os seres vivos que ajudam a manter o solo fértil e provoca a perda de parte dos nutrientes do solo.
c) No sistema de plantio _________________, as sementes são plantadas sobre restos de vegetais deixados da cultura anterior, sem que o solo seja revirado. Além de ajudar a evitar a erosão e enriquecer o solo, esse sistema de plantio traz benefícios ao meio ambiente.
d) A _________________________ é o cultivo de apenas uma espécie de vegetal em uma grande área durante vários anos. Essa prática é muito prejudicial ao solo, pois torna-o pobre em nutrientes.

4-    Os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento. Como se chama o processo em que eles utilizam a luz solar para transformar água e gás carbônico em alimento? ____________________________.
5-    Encaixe na cruzadinha as substâncias necessárias para a planta produzir seu alimento:




6-    Observe os quadros e responda:


·         Qual das plantas não consegue fazer a fotossíntese? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-    O esquema abaixo representa o processo de respiração dos vegetais. Identifique qual é o nome do gás absorvido e do gás liberado nas trocas gasosas entre a planta e o ambiente:
 
A)_______________________________________________________________________

B)_______________________________________________________________________


 8-    Escreva abaixo três exemplos de plantas que nascem de mudas e três exemplos de plantas que nascem de sementes:







POSTAGEM NUMERO 6



ALUNO (A) ---------------------------------------------------5º ANO:-------DATA:------/-----/---------

PROFESSORA: ------------------------------------------ATIVIDADE AVALIATIVA-CIÊNCIAS

1-Leia o texto
                                                                          Protocolo de Kyoto
   O Protocolo de Kyoto foi o resultado da 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Japão,em 1997,após discussões que se entendiam desde 1990.A Conferência reunia representantes de 166 países para discutir providências em relação ao aquecimento global.
    O documento estabelece a redução das emissões de dióxido de carbono (co2),que responde por 76% do total das emissões relacionadas ao aquecimento global,e outros gases do efeito estufa,nos países industrializados[...]
                                                                      //HTP//revista época.globo.com/Época/o.6993.EPT908407-1655.00.html-Acessado em 29 de maio de 2008.

2-Responda:
a-)Qual é o assunto do texto?---------------------------------------------------------------------------------------
b-)No texto fala sobre o aquecimento global.Explique como isso acontece.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3-)Marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas.
(    )As queimadas diminuem a quantidade de poluentes do ar.
(    )Os gases poluentes liberados no ar dissolvem-se na água da chuva,transformando-a em chuva ácida.
(    )Os raios ultravioleta podem causar sérios danos à saúde,como envelhecimento precoce,câncer de pele,problemas de visão e queimaduras na pele.
(    )Os gases poluentes não são espalhados de uma região para outra,concentrando-se apenas em uma localidade.
(    )A camada de ozônio não está sendo está sendo destruída.Todos nós cuidamos muito para sua preservação.
(     )A camada de ozônio é como se fosse um filtro a favor da vida.Sem ele os raios ultravioleta poderiam acabar com todas as formas de vida no planeta.
(     )Podemos usar produtos com aerossol à vontade,pois eles não prejudicam o nosso planeta.

4-Escreva o que as personagens a seguir poderiam fazer para colaborar com a diminuição da poluição do ar na nossa cidade.
SITUAÇÃO A- Patrícia, Ana e Letícia moram no mesmo edifício e estudam de manhã no mesmo colégio. Como a escola é longe,o pai de cada uma sai com seu carro para levá-las á escola.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SITUAÇÃO B- Todos os dias o esposo da professora Márcia Regina vai de carro até a padaria que fica bem próxima à sua casa. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SITUAÇÃO C-A professora Elaine foi ao supermercado e esqueceu  de analisar as informações e comprou um desodorante com aerossol.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5-Associe as colunas:
(A) Chuva ácida                                    (    )Camada de gás que protege a Terra dos raios ultravioleta                                                                  emitidos pelo Sol 
(B)Camada de ozônio                           (    )Poluentes da Atmosfera que se misturam com a água da                                                                     chuva tornando-se corrosiva                                               (C)Aquecimento global                        (    ) Fenômeno climático de grandes proporções em que há                                                                    um    aumento da  temperatura da Terra.                       
 (D)Efeito estufa                                    (    ) Na medida certa seus gases mantêm a temperatura do                                                                       nosso planeta  adequada à vida.


6- Faça um desenho conscientizando as pessoas sobre a importância de não poluir para manter a qualidade de vida.




Tudo o que for fazer faça com amor.
Prof. Márcia Regina

POSTAGEM NUMERO 7 ( PLANTAS)

LOCAIS ONDE VIVEM AS PLANTAS
 Relacione a 2ª coluna com a 1ª
 (a) Terrestre                            (  ) Planta cujas raízes se prendem e perfuram o   caule                                                                              de  outra planta sugando seu alimento.       
 (b) Aquática                            (  ) Planta que vive na Terra.
(c) Epífita                                 (  ) Planta morta pelas plantas que sugaram seu alimento.
(d) Parasita                               (  ) Planta que vive na água.
(e) Hospedeira                          (  ) Planta que vive sobre outra planta.
(f) Subterrâneo                         (  ) O nome que se dá ao caule de plantas, como o pé de
                                                  batata, a cebola e a bananeira.

ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS AO AMBIENTE
 Dê exemplo de planta que se adapte ao ambiente para sobreviver.
Acumulando água no caule:
Enrolando o caule em suportes:

PLANTAS VENENOSAS
 Escreva o que você sabe sobre plantas venenosas:


NECESSIDADE DAS PLANTAS
 Faça um X nas alternativas certas.
( ) As folhas, os frutos, as flores e os restos de animais que se decompõem no solo
devolvem a ele sais minerais.
( ) As plantas não transpiram.
( ) O caule retira do solo a água e os sais minerais.
( ) As plantas precisam de água, ar, sais minerais, luz e calor do Sol para viver.

FOTOSSÍNTESE
 Complete as frases.
a) Processo de fabricação do alimento pelas plantas: .
b) Gás que fornece energia para a planta realizar a fotossíntese:
c) Processo pelo qual a planta elimina vapor d’água: .
d) Substância verde presente nos vegetais:
 .
COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM
FLOR, FRUTO E SEMENTE
Complete a cruzadinha.

d)
c)



a)

e)


















b)










a) Órgão feminino da flor.
b) Parte da planta que se origina da flor.
c) Parte da planta que fica dentro do fruto.
d) Produzido pelo órgão masculino da flor.
e) Transporte do grão de pólen de uma flor para outra.

PLANTA SEM FLORES
 Como as plantas se reproduzem? Ligue.
Esporos                                                  roseira e violeta.
Mudas                                                     soja e amendoim.
Sementes                                                avenca e samambaia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário