NA MONTAGEM DESTA AVALIAÇÃO TIVE A COLABORAÇÃO DA PROFESSORA BRUNA CAMILA |
NOME:__________________________ DATA:____/____/________
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
1) Observando o
gráfico representads podemos concluir que:
( ) Podemos usar o quanto quisermos da água
salgada, pois equivale a maior parte.
( )
Devemos economizar água, pois a porcentagem referente ao nosso consumo é apenas
1%.
( ) A água congelada equivale a maior
parte, e está concentrada nos dois pólos
( ) A água doce equivale a maior parte, é
encontrada em rios, lagos, riachos, no solo e no ar.
2) Sobre o
desperdício da água é correto afirmar:
(
) A água é o bem mais precioso e importante para a vida, por isso mesmo
os seres humanos cuidam tão bem da água e não poluem ela.
(
) Quando tomamos banho precisamos deixar o chuveiro ligado o tempo todo,
pois podemos passar frio se o desligarmos.
( ) No
Brasil a população foi proibida de lavar carros com mangueira para evitar o
desperdício.
( ) A
pequena porcentagem de água no nosso planeta é água doce líquida,
precisamos ter consciência e
economizar essa água, pois essa
porcentagem pode ser cada vez menor.
3) A
água é um poderoso solvente. O que isso significa?
( )
Ela dissolve algumas porções de quase tudo com que entra em contato.
( )
Após entrar em contato com o ar ela evapora.
( )
Ela modifica a cor de algumas substâncias
4)
Sobre os estados físicos da água é correto afirmar que:
( )
Os 3 estados físicos são: Líquido, sólido e doce
( )
Os 3 estados físicos são: Líquido, sólido e gasoso.
( )
São 2 estados apenas:o gasoso e o sólido
5)
Assinale algumas formas de contaminação da água: (obs: 2 alternativas corretas)
( ) Na agricultura, contamina-se a água com fertilizantes químicos e agrotóxicos que são carregados pela água da chuva ou infiltrados no solo.
( )
Contamina-se a água quando nas estações de tratamento é adicionado a água o flúor
e o cloro.
( )
Algumas indústrias contaminam a água por meio de despejo de desinfetantes,
detergentes, solventes, metais pesados, resíduos radioativos e derivados de
petróleo em rios e lagos
(
) Não é possível a poluição através do solo, pois não há água
subterrânea.
6) A
contaminação da água traz algumas conseqüências para os seres vivos, que são:
( )
Morte de animais aquáticos, doenças para os seres humanos muitas vezes
acarretando em morte
(
) Não existem doenças relacionadas á água.
(
) Os seres vivos sobrevivem tranquilamente em águas contaminadas.
(
) A contaminação da água acontece somente nas regiões mais pobres;
7) Assinale a afirmativa correta de acordo com
as doenças que são transmitidas através da água poluída:
(
) Cólera, Dengue e Câncer.
(
) Cólera, Hepatite infecciosa, Leptospirose, Esquistossomose, Dengue e
Malária.
(
) Aids, Câncer e Malária
8)
Marque a alternativa que define o que é MATA CILIAR:
(
) Mata ciliar é a falta de árvores ao redor de rios e lagos.
(
) Mata ciliar é um tipo de formação vegetal que fica às margens de rios,
nascentes, córregos, represas e lagos. Tem a função de proteger as margens dos
cursos de água da erosão e do ressecamento.
( ) Mata ciliar é uma extensa plantação de
flores.
9)
Quais são as principais causas do desperdício da água?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Elabore uma frase com as palavras:
ÁGUA, MATA CILIAR E ASSOREAMENTO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
11) O que são áreas de mananciais? Por
que elas devem ser preservadas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
12) Pense e complete os espaços em
branco:
Dicas
para usar conscientemente sua água!
·
_ _ _ _ _ bem a caixa d’ água e conserte
sempre qualquer _ _ _ _ _ _ _ .
·
Banho é ótimo! Banho _ _ _ _ _ _ é
melhor ainda!
·
Escovar os _ _ _ _ _ _ com a
torneira fechada é uma grande _ _ _ _ _ __ _ _ _
·
_ _ _ _ _ os pratos da maneira _ _
_ _ _ _ _: ensaboar todos e, depois, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ !
·
Lavar o carro com um _ _ _ _ úmido
e um _ _ _ _ _ é bem melhor!
·
Vamos regar as _ _ _ _ _ _
_ com um _ _ _ _ _ _ _!
·
Uma _ _ _ _ _ _ _ _ e um balde limpam bem
qualquer _ _ _ _ _ _ _ ! Nada de mangueiras.
13) Encontre no diagrama abaixo, as
palavras que foram preenchidas nas lacunas da atividade 13.
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós
ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” ―Paulo Freire
BOA PROVA!!!!!
BOA PROVA!!!!!
Aluno(a):________________________________Data:____/____/______.
Professora: 5º ano__________
Atividade avaliativa de ciências
1.
Você aprendeu que ¼ do nosso planeta é coberto por água, mas existe mais água salgada ou água doce? Pinte no gráfico abaixo a proporção de água doce e de água salgada no nosso planeta para representar o que você aprendeu.
Você aprendeu que ¼ do nosso planeta é coberto por água, mas existe mais água salgada ou água doce? Pinte no gráfico abaixo a proporção de água doce e de água salgada no nosso planeta para representar o que você aprendeu.
2-E onde podemos encontrada toda essa água, doce e salgada, que existe no nosso planeta? Escreva no espaço abaixo:
a.
____________________
b.
____________________
c.
____________________
d.
____________________
e.
____________________
3.
Todas as pessoas têm características especiais.
Água também tem algumas propriedades ou características que a definem.
Responda:
- Por
que dizemos que a água dissolvente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Relacione
a coluna da direita com a da esquerda:
( 1 ) a
água é inodora ( ) não tem cor
( 2 ) a
água é insípida ( ) não tem cheiro
( 3 ) a
água é incolor ( ) não tem gosto
- Escreva
cinco utilidades da água em nosso dia-a-dia.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Podemos encontrar a água em
três estados físicos. Quais são eles?
a.
_________________________
b.
_________________________
c.
_________________________
- Muitas coisas no mundo passam por
mudanças, uma delas é a água. Então, complete o que está faltando sobre as
mudanças em seu estado físico.
A passagem da
água no estado líquido para o gasoso chama-se _____________________.
Fusão é a
passagem do estado sólido para o estado _________________________.
Solidificação é a
passagem do estado ____________________________ para o sólido.
A passagem do
estado gasoso para o estado líquido chama-se ______________________.
- Descreva como acontece o ciclo da
água:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Observe atentamente o desenho e
complete as frases de acordo com as etapas da purificação da água:
A
água é retirada dos rios por meio de _____________________________________.
Ela
é levada para a estação de ______________________________ onde são colocados
produtos químicos.
Depois
de passar pelo tanque de decantação onde a sujeira desce para o fundo a água
passa por ______________________________ para retirar as impurezas que ainda
restam.
Em
seguida a água vai para outro tanque, onde é colocado ________________________
para matar os microorganismos e flúor para proteger os dentes.
Finalmente
a água vai para os ______________________, de onde será _________________________
para nossas casas.
BOA AVALIAÇÃO! BEIJOS DA PROF.
TERCEIRA AVALIAÇÃO
TERCEIRA AVALIAÇÃO
ALUN...:
............................................................................................ ANO........
PROFESSORA: MÁRCIA REGINA DATA:.......................
ATIVIDADE AVALIATIVA PORTUGUÊS E CIÊNCIAS
LEIA A MÚSICA A
SEGUIR:
Planeta azul
A vida e a natureza sempre a mercê
da poluição, se invertem as estações do ano faz calor no inverno e frio no
verão.
Os peixes morrendo nos rios estão se
extinguindo, espécies animais e tudo que se planta morre, o tempo retribui o
mal que a gente faz.
Onde
a chuva caía quase todo dia, já não chove nada. O sol abrasador rachando os
leitos dos rios secos sem um pingo d´agua , quanto ao futuro inseguro será
assim de norte a sul, a terra nua semelhante a lua, o que será desse planeta
azul?
O rio que desce as encostas já quase
sem vida parece que chora, o triste lamento das águas ao ver devastada a fauna
e a flora.
É tempo de pensar no verde, regar a
semente que ainda não nasceu, deixar em paz a Amazônia, preservar a vida, estar
de bem com Deus.
Onde a chuva caía...
(XORORÓ E ALDEMIR)
Responda com suas palavras o que
entendeu sobre as questões abaixo:
1- O
que quer dizer a frase, “ O tempo retribui o mal que a gente faz”?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2- O
que é extinguir, e como estão se extinguindo as espécies animais?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3- O
que é:
a) FAUNA?
.............................................................................................................................
b) FLORA?
............................................................................................................................
4- O
que vem a ser um futuro inseguro?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5- Por
que nosso planeta é chamado de planeta
Azul?...........................................................
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6- Desenhe
no quadro abaixo um ecossistema equilibrado e outro destruído.
7- Reescreva
a frase fazendo a concordância necessária:
“Eu penso no verde e rego a semente que
ainda não nasceu”.
Ele
Nós
8- Observe
a frase: Onde a chuva caía quase todo dia...
A palavra sublinhada é uma ação que se
encontra no tempo:
(
) Presente
(
) Passado
(
) Futuro
9- Na
frase: “Onde ela caia quase todo dia., já não chove nada. Ele
abrasador rachando os leitos dos rios secos sem um pingo d’água”... de acordo
com o texto as palavras sublinhadas estão se referindo a:
(
) Poluição e chuva
(
) Chuva e Sol
(
) Peixe e natureza
10- Produza
um texto colocando sua opinião sobre o que está sendo discutido na música e o
que podemos fazer para ajudar o planeta:
__________________________
_____
_____
________ _______
DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE!
COM AMOR
PROFESSORA MÁRCIA REGINA GONÇALVES RODRIGUES
POSTAGEM 4
Leia o texto com atenção e
responda as questões abaixo:
NOSSO AR
O ar é uma mistura de gases que forma a atmosfera da
Terra.
Se a atmosfera não existisse, não haveria animais, nem
plantas e o nosso planeta teria características diferentes.
Sem a atmosfera, não haveria vento, neve, nuvens ou
chuva; Não haveria céu azul, nem crepúsculos ou auroras, nem o fogo, nem o som,
enfim, não estaríamos nesse exato momento enchendo os nossos pulmões de ar e
nos sentindo vivos.
Não podemos esquecer que é a atmosfera que protege a
Terra dos raios solares como se fosse um escudo, absorvendo as radiações
maléficas do sol. Ela funciona como um teto de vidro de uma gigantesca estufa,
conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.
Mas como estamos cuidando daquele que é essencial à
vida?
Quando um feixe de luz do sol entra em nossa casa por
algum buraquinho ou pela fresta da janela podemos ver como o ar é carregado de partículas que
flutuam à nossa frente. São grãos de poeira, fumaça, fuligem,esporos de fungos,
grãos de pólen e outros.
A poluição do ar é uma mistura perigosa de gases,
poeira e outras partículas formadoras da atmosfera. Fique de olho!
Fábricas, usinas, queimadas,carros, caminhões,
agrotóxicos... Toda essa fumaça jogada na atmosfera vai deixando o céu cinzento
e o contaminado, ameaçando o equilíbrio
da vida em toda superfície da Terra.
Isso pode provocar dor de cabeça, irritação nos olhos,
tosse,cansaço, entre outros sintomas. Além disso, a poluição do ar altera o
clima, provocando o aquecimento do planeta, a formação de chuva ácida e danos
na camada de ozônio.
1- O que é o ar?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2
– Será que haveria possibilidade de vida se não existisse o ar? Justifique:
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3-
Explique o que é a poluição do ar?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4
– Escreva como ocorre a poluição do ar?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5
– Que males a poluição do ar pode causar as pessoas?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Um beijinho carinhoso
Professora Márcia Regina
POSTAGEM NÚMERO 5
___________________________________Data:_________Ano:______
Avaliação de Ciências
1-
Cite dois exemplos que
representem a importância do solo para os seres vivos:
__________________________________________________________________________
2-
Existem algumas
técnicas que podem ser utilizadas para tornar ou manter o solo produtivo.
Numere corretamente fazendo a correspondência entre o nome da técnica utilizada
e a ilustração:
1-
Aração
2-
Irrigação
3-
Adubação
Adubação
4-
Drenagem
3-
Complete as frases
corretamente com as palavras do quadro abaixo:
|
a) A ação de agentes naturais causam
transformações na superfície da Terra. Um exemplo dessas transformações é o
deslocamento da camada superficial do solo. Esse fenômeno é conhecido como
_____________________.
b) A técnica na qual se retira a vegetação
de um local por meio da queima se chama _______________________. Essa técnica
não é adequada, pois destrói os seres vivos que ajudam a manter o solo fértil e
provoca a perda de parte dos nutrientes do solo.
c) No sistema de plantio _________________,
as sementes são plantadas sobre restos de vegetais deixados da cultura
anterior, sem que o solo seja revirado. Além de ajudar a evitar a erosão e
enriquecer o solo, esse sistema de plantio traz benefícios ao meio ambiente.
d) A _________________________ é o cultivo
de apenas uma espécie de vegetal em uma grande área durante vários anos. Essa
prática é muito prejudicial ao solo, pois torna-o pobre em nutrientes.
4-
Os vegetais são
capazes de produzir seu próprio alimento. Como se chama o processo em que eles
utilizam a luz solar para transformar água e gás carbônico em alimento?
____________________________.
5-
Encaixe na cruzadinha
as substâncias necessárias para a planta produzir seu alimento:
6-
Observe os quadros e
responda:
·
Qual das plantas não
consegue fazer a fotossíntese? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
O esquema abaixo
representa o processo de respiração dos vegetais. Identifique qual é o nome do
gás absorvido e do gás liberado nas trocas gasosas entre a planta e o ambiente:
A)_______________________________________________________________________
B)_______________________________________________________________________
8-
Escreva abaixo três
exemplos de plantas que nascem de mudas e três exemplos de plantas que nascem
de sementes:
POSTAGEM NUMERO 6
ALUNO (A)
---------------------------------------------------5º
ANO:-------DATA:------/-----/---------
PROFESSORA:
------------------------------------------ATIVIDADE AVALIATIVA-CIÊNCIAS
1-Leia o texto
Protocolo
de Kyoto
O
Protocolo de Kyoto foi o resultado da 3ª Conferência das Partes da Convenção
das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Japão,em 1997,após
discussões que se entendiam desde 1990.A Conferência reunia representantes de
166 países para discutir providências em relação ao aquecimento global.
O
documento estabelece a redução das emissões de dióxido de carbono (co2),que
responde por 76% do total das emissões relacionadas ao aquecimento global,e
outros gases do efeito estufa,nos países industrializados[...]
//HTP//revista
época.globo.com/Época/o.6993.EPT908407-1655.00.html-Acessado em 29 de maio de
2008.
2-Responda:
a-)Qual é o assunto do
texto?---------------------------------------------------------------------------------------
b-)No texto fala sobre o aquecimento global.Explique como
isso acontece.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3-)Marque V para as frases verdadeiras e F para as frases
falsas.
( )As queimadas diminuem a quantidade de
poluentes do ar.
( )Os gases poluentes liberados no ar
dissolvem-se na água da chuva,transformando-a em chuva ácida.
( )Os raios ultravioleta podem causar sérios
danos à saúde,como envelhecimento precoce,câncer de pele,problemas de visão e
queimaduras na pele.
( )Os gases poluentes não são espalhados de
uma região para outra,concentrando-se apenas em uma localidade.
( )A camada de ozônio não está sendo está
sendo destruída.Todos nós cuidamos muito para sua preservação.
( )A camada de ozônio é como se fosse um
filtro a favor da vida.Sem ele os raios ultravioleta poderiam acabar com todas
as formas de vida no planeta.
( )Podemos usar produtos com aerossol à
vontade,pois eles não prejudicam o nosso planeta.
4-Escreva o que as personagens a seguir poderiam fazer para
colaborar com a diminuição da poluição do ar na nossa cidade.
SITUAÇÃO A- Patrícia, Ana e Letícia moram no mesmo edifício
e estudam de manhã no mesmo colégio. Como a escola é longe,o pai de cada uma
sai com seu carro para levá-las á
escola.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SITUAÇÃO B- Todos os dias o esposo da professora Márcia
Regina vai de carro até a padaria que fica bem próxima à sua casa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SITUAÇÃO C-A professora Elaine foi ao supermercado e
esqueceu de analisar as informações e
comprou um desodorante com
aerossol.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5-Associe as colunas:
(A) Chuva
ácida ( )Camada de gás que protege a
Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol
(B)Camada de ozônio ( )Poluentes da Atmosfera que se misturam com
a água da chuva tornando-se corrosiva (C)Aquecimento global ( ) Fenômeno climático de grandes proporções em que há um aumento da temperatura da Terra.
(D)Efeito
estufa (
) Na medida certa seus gases mantêm a temperatura do nosso planeta adequada à vida.
6- Faça um
desenho conscientizando as pessoas sobre a importância de não poluir para
manter a qualidade de vida.
Tudo o que for fazer faça com amor.
Prof. Márcia Regina
POSTAGEM NUMERO 7 ( PLANTAS)
LOCAIS ONDE VIVEM AS PLANTAS
Relacione a 2ª coluna com a 1ª
(a) Terrestre ( ) Planta cujas raízes se prendem e perfuram o caule de outra planta sugando seu alimento.
(b) Aquática ( ) Planta que vive na Terra.
(c) Epífita ( ) Planta morta pelas plantas que sugaram seu alimento.
(d) Parasita ( ) Planta que vive na água.
(e) Hospedeira ( ) Planta que vive sobre outra planta.
(f) Subterrâneo ( ) O nome que se dá ao caule de plantas, como o pé de
batata, a cebola e a bananeira.
ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS AO AMBIENTE
Dê exemplo de planta que se adapte ao ambiente para sobreviver.
Acumulando água no caule:
Enrolando o caule em suportes:
PLANTAS VENENOSAS
Escreva o que você sabe sobre plantas venenosas:
NECESSIDADE DAS PLANTAS
Faça um X nas alternativas certas.
( ) As folhas, os frutos, as flores e os restos de animais que se decompõem no solo
devolvem a ele sais minerais.
( ) As plantas não transpiram.
( ) O caule retira do solo a água e os sais minerais.
( ) As plantas precisam de água, ar, sais minerais, luz e calor do Sol para viver.
FOTOSSÍNTESE
Complete as frases.
a) Processo de fabricação do alimento pelas plantas: .
b) Gás que fornece energia para a planta realizar a fotossíntese:
c) Processo pelo qual a planta elimina vapor d’água: .
d) Substância verde presente nos vegetais:
.
COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM
FLOR, FRUTO E SEMENTE
Complete a cruzadinha.
d)
|
c)
|
|||||||||||||
a)
|
||||||||||||||
e)
|
||||||||||||||
b)
|
||||||||||||||
a) Órgão feminino da flor.
b) Parte da planta que se origina da flor.
c) Parte da planta que fica dentro do fruto.
d) Produzido pelo órgão masculino da flor.
e) Transporte do grão de pólen de uma flor para outra.
PLANTA SEM FLORES
Como as plantas se reproduzem? Ligue.
Esporos roseira e violeta.
Mudas soja e amendoim.
Sementes avenca e samambaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário