Geografia



Aluno(a):______________________________________Data:____/____/___ 5º ANO ______
Professora: Márcia Regina
Atividade avaliativa de geografia

1. Observe o desenho abaixo e responda:       

a.    Que desenho é esse? ______________________________
b.    O que são os pedacinhos no desenho?

______________________________



4. Relacione o nome com as definições:

( a ) Continentes                                (     ) Limites entre os lugares
( b ) Oceanos                                      (     ) Texto explicativo que acompanha uma ilustração
( c ) Legenda                                       (     ) São grandes porções de terras emersas.
( d ) Fronteira                                      (     ) São grandes massas de água salgada que separam
                                                                        os Continentes.

5. Responda: Quais os dois países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil?

__________________________________________________________________________

6. Você se lembra o que significa esse símbolo nos mapas? Escreva:


  
7. Agora, observe o mapa e escreva qual é a capital:
 

Do Paraná: ____________________________________
De Santa Catarina: ______________________________
 Do Rio Grande do Sul: ___________________________
8. Marque com um X a única resposta correta:
  1. O rio que faz limite entre o Paraná e o Paraguai é:
(     ) Rio Paraná
(     ) Rio Uruguai
(     ) Rio Negro
  1. O rio que faz limite entre o Rio Grande do Sul e a Argentina é:
(     ) Rio Paraná
(     ) Rio Uruguai
(     ) Rio Negro
  1. O rio que está na divisa do Paraná com Santa Catarina é o:
(     ) Rio Paraná
(     ) Rio Uruguai
(     ) Rio Negro
  1. O oceano que banha o Brasil é o:
(     ) Oceano Atlântico
(     ) Oceano Índico
(     ) Oceano Pacífico




ALUNO(A).:...............................................................................................................5º ANO.......... DATA:....................
PROFESSORA MÁRCIA REGINA     

ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
1)      LEIA AS PEGUNTAS COM ATENÇÃO E DEPOIS MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA:
a)      Posso gritar no transporte coletivo, colocar o braço e a cabeça para fora da janela?
(A)   Sim, isso é normal e não atrapalha ninguém.
(B)   Não, se eu fizer isso, estarei desobedecendo as  leis de trânsito, além de ser uma atitude muito perigosa.
(C)   Com certeza, posso fazer isso. O carro não é meu e o motorista que leve a culpa.

b)      Posso conversar a toa com o motorista, contar piadas e fazer algazarras no interior do veículo?
(A)   Claro que não, posso distrair o motorista, tirar sua atenção do trânsito. Em conseqüência disso podem ocorrer acidentes.
(B)   Sim, o motorista é meu amigo e sempre tenho uma piada nova para contar.
(C)   Claro que sim, converso muito, principalmente em trânsito movimentado, dessa maneira o motorista fica mais calmo e dirige tranqüilo.

c)       Quando ando de carona no carro de alguém, posso descer rápido por qualquer porta?
(A)   Claro, sempre estamos com pressa e preciso colaborar.
(B)   Sim, desço pela porta que está mais fácil.
(C)   Eu devo descer do carro sempre pelo lado da calçada, assim não corro perigo.

d)      Quando atravesso a rua, posso atravessar em qualquer lugar?
(A)   Nunca! Devo atravessar onde tenha sinalização:  semáforo ou  faixa de pedestre, onde não tem, devo sempre procurar uma esquina e olhar para os dois lados antes de atravessar.
(B)   Ora! Não me importa onde eu atravesso, isso não é importante!
(C)   Claro! Sempre estou conversando com alguém que encontro pelo caminho, e atravessamos quando queremos.

e)      Posso brincar na rua?
(A)   Claro! A rua foi feita pra isso.
(B)   Sim! Eu adoro brincar na rua,  brinco sem preocupação, os carros é que tem que se preocupar.
(C)   Não! A rua é espaço dos carros, é muita irresponsabilidade brincar na rua!

2)      Marque V se for verdadeiro e F se for falso.
(      ) Direção e celular combinam perfeitamente.
(      ) Ajudar as pessoas portadoras de necessidades especiais  e os idosos a atravessarem a rua é sinal de solidariedade.
(      ) Tanto  os pedestres quando os motoristas tem direito e deveres.
(      ) Os motorista não devem ter respeito e educação, podem xingar a vontade no trânsito.
(       )  Bebida alcoólica e direção não combinam!.
(       ) As leis de trânsito devem ser respeitadas por todos!
(       ) Apenas os motoristas devem respeitar as leis de trânsito!
(       ) Quando eu for atravessar na faixa de pedestre devo atravessar sempre à direita.
(       ) A poluição atmosférica não tem nada a ver com o trânsito.
(       ) Mesmo que eu tenha menos de 10 anos, eu posso andar no banco da frente do carro.
(       ) Quanto estou dentro do carro eu preciso utilizar o cinto de segurança, pois ele me protege.
(       ) Nunca devo passear no porta malas do carro.
(       ) Se minha irmã tem 4 anos, ela pode andar na garupa da moto de meu pai, sem capacete.

3)Pinte os círculos onde há atitudes erradas.


4)Encontre no  caça palavras algumas palavras relacionadas ao trânsito.




Faça tudo com muito amor!
Quando tratamos o outro com amor, sempre recebemos amor em troca!
Te amo!





Nome: _______________________________ 5º Ano ____  Data: ____________
Professora: Márcia Regina

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA


Observe o Mapa da América do Sul e:


1. Escreva:
a)   o nome dos oceanos que banham a América do Sul;
b)   o nome dos países que fazem fronteira com o estado em que você mora.

2. Pinte:
a)   Pinte de verde o país em que você mora.
b)   Pinte de azul os países que não são vizinhos do seu.
c)   Pinte de amarelo os países que são vizinhos.
Observe o Mapa do Brasil:
1.    Pinte:
a)   O Estado onde você mora:
b)   de vermelho os estados vizinhos do Estado em que você mora.

2.    Faça linhas no Estado em que você gostaria de conhecer e identifique.
3.    Faça pequenos círculos no Estado em que você nasceu (se for mesmo em que você mora, não há necessidade).
4.    Complete a rosa-dos-ventos com os pontos cardeais e colaterais e diga a localização:
a)   do oceano Atlântico em relação ao Brasil.
­________________________________________________________________
b)   do seu Estado dentro do Brasil.
     ________________________________________________________________








ESCOLA..............................................................................................................................
ALUNO:...................................................5ª ANO........................DATA:..........................
PROFESSORA:.......................................   ATIVIDADE AVALIATIVA DE  GEOGRAFIA
 1)Obsevando o mapa acima faça as seguintes atividades     
 a)   A que se refere este mapa?......................................................
 b)   Quantos países fazem parte da América do Sul?......................                             
 c) Cite pelo menos 5 países que fazem divisa (fronteira com o Brasil):......................................................
..............................................................................................................................................................
 2) Marque um X na resposta certa.
a) O oceano que banha o Brasil é :
(    ) Oceano Indico    (     ) Oceano Atlântico    (     ) Oceano Pacífico

b) ) Os únicos países da América do Sul que não fazem divisa (fronteira)  com o Brasil são:
(     ) Equador e Paraguai   (    ) Chile e Guiana   (    ) Equador e Chile

c) A Bolívia e o Peru  ficam :
(     ) a leste do Brasil   (     ) ao oeste do Brasil   (    ) ao sul do Brasil

d) Os paralelos que “cortam” o Brasil são :
(     ) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio
(     ) Linha do Equador e Meridiano de Greenwich 

Tudo o que for fazer faça com muito amor. Prof. Márcia Regina


Nenhum comentário:

Postar um comentário