terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Material de apoio de matemática 5º ano do ensino fundamental

 Vamos relembrar

·  Nós já estudamos que o nosso sistema de numeração é decimal, pois é formado por 10 algarismos.

·  Para representar qualquer número natural no sistema de numeração decimal usamos 10 símbolos, o qual chamamos de algarismos ou dígitos, sendo eles: 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9.

· material dourado  auxilia o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional. Ele é composto por blocos que representam unidades, dezenas, centenas e milhares.Vamos rever o que cada  material representa:




TABELA PARA CONSULTA DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


https://alfakids.org

https://br.pinterest.com

Para entendermos melhor o significado de um número e facilitar a leitura dele, nós o separamos em ordens e classes, conforme podemos observar  nos quadros abaixo:

Ordens:

 Em um número, cada  algarismo corresponde a uma ordem, começando sempre da unidade, ou seja da direita para a esquerda. Cada ordem tem um nome. Veja no quadro abaixo: 

                          2ª Classe

1ª Classe

          6ª ordem

5ª ordem

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Centena de milhar

Dezena de milhar

Unidade de milhar

Centena

Dezena

Unidade

 A  1ª ordem corresponde a Unidade.

 2ª ordem corresponde a Dezena.

A  3ª ordem corresponde a Centena

A  4ª ordem corresponde a Unidade de milhar

A  5ª ordem corresponde a Dezena de milhar

A  6ª ordem corresponde a Centena de milhar.

http://pessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828827/2013_%203Ano_Matematica_etapa03.pdf

Classes:

Para uma melhor leitura os números são separados em classes, cada classe três ordens. Observe novamente o quadro:

           2ª Classe dos Milhares

1ª Classe das unidades simples

6ª ordem

5ª ordem

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Centena de milhar

Dezena de milhar

Unidade de milhar

Centena

Dezena

Unidade

 

Leitura de números

 · Dependendo do lugar onde estes algarismos estejam eles tem um valor, o qual chamamos de valor posicional.

As três primeiras ordens ( 1ª, 2ª e 3ª)  fazem parte da 1ª Classe, ou seja da Classe das Unidades simples.

Dessa forma podemos perceber que  os números com até três ordens pertencem  apenas a uma classe, e a sua leitura é tal qual a sua representação.

Ex.:  O número 426,   lemos: quatrocentos e vinte e seis.

         O número  48,  lemos: quarenta e oito.

 

As três ordens seguintes ( 4ª, 5ª e 6ª ) fazem parte da 2ª Classe, ou seja da  Classe dos Milhares.

Dessa forma, podemos perceber que  os números que tem de quatro a seis algarismos pertencem a duas classes, e sua leitura se difere um pouco, pois a leitura  é realizada por classes, lemos o número representado na  segunda classe, acrescentamos a palavra mil   por se tratar da classe dos milhares, na sequencia fazemos o restante da leitura.

 Ex.: O número 302 124,  lemos  trezentos e dois mil e cento e vinte e quatro

(Trezentos e dois,  acrescentamos mil  por estar na classe dos milhares , após lemos o  restante  e cento e vinte e quatro).

       O número 60 105 lemos sessenta mil e cento e cinco.

COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO

COMPOSIÇÃO:  é a junção de dois ou mais elementos quando unidos ou subtraído formam um só. 

DECOMPOSIÇÃO: um número natural podemos decompor em dois ou mais elementos que o constitue.


https://novaescola.org.br/plano-de-aula/480/composicao-e-decomposicao-de-numeros

TERMOS E ALGUMAS IDEIAS DAS OPERAÇÕES

                                                                              IDEIAS DA ADIÇÃO                                                

  •  JUNTAR; 
  • ADICIONAR;
  • JUNTAR;
  • ACRESCENTAR OU SOMAR;
  • TOTALIZAR;
  • AUMENTAR.


TERMOS DA ADIÇÃO

 


                                                                                      IDEIAS DA SUBTRAÇÃO 

  •  TIRAR OU SUBTRAIR;
  • RESTO OU DIFERENÇA;
  • DIMINUIR;
  • COMPLETAR;  
  • QUANTOS FALTAM OU SOBRAM;
  • MENOS.                   

                          TERMOS DA SUBTRAÇÃO

IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO


  • JUNTAR OU ADICIONAR QUANTIDADES OU PARCELAS IGUAIS;
  • COMBINAR VÁRIAS VEZES;
  • POSSIBILIDADES.
                                                                        TERMOS DA OPERAÇÃO


IDÉIAS DA DIVISÃO
  •          DIVIDIR, DISTRIBUIR OU REPARTIR  EM PARTES IGUALMENTE;

    ·     IDEIA DE MEDIDAS   (QUANTO CABE, OU QUANTOS CABEM  DENTRO DO NÚMERO).

 

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